Como o Pachinko se desenvolveu?

As máquinas Pachinko foram construídas pela primeira vez na década de 1920 como um brinquedo infantil chamado “jogo de Corinto” (コリントゲーム, korinto gēmu), baseado e nomeado em homenagem à “bagatela coríntia” americana. Outra provável inspiração foi o Billard japonais, ‘bilhar japonês’, inventado na Europa Ocidental durante o século XVIII. Surgiu como um passatempo adulto em Nagoya por volta de 1930 e se espalhou a partir daí.

Billard japonais, sul da AlemanhaAlsácia c. 1750–70

Todos os salões de pachinko do Japão foram fechados durante a Segunda Guerra Mundial, mas ressurgiram no final da década de 1940. Pachinko permaneceu popular desde então; o primeiro salão comercial foi inaugurado em Nagoya em 1948.

Uma máquina de pachinko pré-guerra

Estima-se que 80% dos salões de pachinko no Japão sejam propriedade de coreanos étnicos. Em 2001, a empresa britânica BS Group comprou uma participação na Tokyo Plaza, que administrava quase 20 salões em todo o Japão, e também estava pensando em abrir salões no Reino Unido.

Uma máquina mecânica de pachinko da década de 1970

Até a década de 1980, as máquinas de pachinko eram dispositivos mecânicos, que usavam sinos para indicar diferentes estados da máquina. A eletricidade era usada apenas para acender luzes e indicar problemas, como uma máquina esvaziada de suas bolas. As bolas foram lançadas com um flipper; sua velocidade era controlada puxando o flipper para baixo em diferentes níveis. Os fabricantes neste período incluíam Nishijin e Sankyo; a maioria dessas máquinas disponíveis hoje em sites de leilões online data da década de 1970. Depois dessa época, as máquinas pachinko incorporaram mais recursos eletrônicos, necessitando de eletricidade para funcionar.

Uma moderna máquina eletrônica de pachinko em um salão de Tóquio

Este artigo vem de Jogos do Paul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *